CMS

CMS ou Content Management System

CMS-content-management-systems

É como o próprio nome já diz, um Sistema de Gerenciamento de Conteúdo, nos dias de hoje, com a Internet ocupando um espaço cada vez maior em nosso cotidiano, ficou cada vez mais fácil publicar conteúdos e divulgar idéias, produtos, serviços, etc.

Mas a questão não é somente pela facilidade de tornar público aquilo que você tem a oferecer.

A questão é que a Internet agrega um volume gigantesco de pessoas, empresas e organizações, procurando por toda a sorte de coisas.

As pesquisas são as mais variadas possíveis e vão desde encontrar um relacionamento amoroso até uma informação ou um produto específico que atendam às suas necessidades.

É claro que, com tanta concorrência entre oferta e procura, criou-se, naturalmente, uma sofisticação tanto em termos dos filtros de pesquisas, quanto nas otimizações dos recursos para quem quer ser encontrado rapidamente.


A Solução dos CMS

cms-twb

Há algum tempo atrás, para algumas empresas colocarem em exposição os seus produtos, geralmente elas desenvolviam um site com umas poucas páginas construídas em HTML, visando uma navegação agradável aos seus clientes.

Mas o problema vinha logo assim que era necessário atualizar as páginas, seja lá pelo motivo que fosse.

O trabalho era muito grande e consumia um tempo precioso dos desenvolvedores e da própria empresa, que tinha que esperar até que as páginas fossem atualizadas.

A própria concorrência e as rápidas mudanças nos mecanismos de rastreamento dos motores de busca (como o Google, por exemplo), acrescentaram mais um trabalho aos desenvolvedores.

Além de construir um site com uma aparência amigável e de fácil navegação, eles também teriam que se preocupar em construir uma estrutura, em linguagem de programação, que estivesse perfeitamente adaptada ao modo como os motores de busca “procuram” por determinadas informações.


Assim, alguns desenvolvedores ao redor do mundo, construiram o que hoje chamamos de CMS.

Ou seja, eles construiram determinadas plataformas (softwares ou programas) em que os conteúdos pudessem ser organizados de maneira tal, que atendessem:

1 – Às necessidades estéticas e de navegação amigável para os visitantes do site.

2 – Às necessidades específicas de organização das informações de acordo com os objetivos de cada interessado.

3 – À necessidade de atualizar páginas e conteúdos em geral, de uma forma simples e prática, a partir de uma área administrativa.

4 – Às necessidades de se adaptar aos mecanismos de busca para ser encontrado nas primeiros posições.

E o melhor disso tudo é que os CMS permitem a qualquer usuário, que não tenha o menor conhecimento de linguagens de programação, gerenciar o conteúdo e a aparência do seu site, de uma forma muito simples e rápida.

Ainda está complicado?

Acha que estas informações ainda estão muito genéricas?

Então eu vou dar alguns exemplos para você poder entender melhor.

EXEMPLOS DE CMS

Plataforma WordPress wordpress_logo1

É um CMS (gerenciador de conteúdo), que você pode baixar gratuitamente, e é utilizado normalmente para quem quer gerenciar um Blog. Ele também serve para gerenciar conteúdo de sites, mas, dependendo do tipo de site que você quiser apresentar, existem outros CMS específicos para as suas necessidades.

Portanto, o wordpress é muito mais utilizado para quem quer criar um Blog e gerenciar a exibição de páginas organizadas e de artigos publicados.

É só acessar a área administrativa do seu wordpress e fazer as mudanças através de recursos muito intuitivos, como gerenciadores de textos, imagens, links, etc.


Joomla

 joomlaÉ um CMS muito mais adaptado para quem quer criar um portal de notícias.

 


osCommerce 

oscommerceÉ um CMS adaptado para quem quer criar uma loja virtual, fazer as integrações de pagamento e recebimento e várias outras funcionalidades específicas que são utilizadas por uma loja e não por um Blog, por exemplo.


Magento

magento-logo2

É um CMS também adaptado para quem quer criar uma loja virtual.

.

Qual o Melhor CMS para o seu projeto?

Se você está interessado em criar um negócio pela Internet, eu o aconselho a escolher um CMS que melhor se adapte às suas necessidades.

Mas também eu devo lhe dizer que a criação de um Blog irá apoiá-lo na geração de tráfego para qualquer site que venha a desenvolver.

Uma boa prática é a utilização de um Blog com objetivo de publicar informações estratégicas direcionando contatos para o seu negócio, informações essas que são baseadas no conceito do Marketing de Atração.

Se você quiser mais informações sobre como um Blog poderá ajudar o seu site, leia um artigo que escrevi sobre o tema.

Este Website, por exemplo, usa a plataforma wordpress para gerenciar o seu conteúdo.

.

Você poderá usar a plataforma wordpress de duas maneiras:

1) Visitando o site www.wordpress.com, criando um Blog em minutos (gratuitamente) e adquirindo um subdomínio do tipo www.seusubdominio.wordpress.com.

Assim, poderá conhecer melhor os recursos deste incrível CMS.

2) Visitar o site oficial do wordpress – www.wordpress.org – e baixar a última versão deste CMS para instalá-la em um servidor pago, logo após ter adquirido um domínio próprio.

Para quem deseja criar um negócio profissional, eu aconselho a segunda opção, pois um domínio próprio dará mais credibilidade ao seu negócio.

O que não impedirá você de ter um Blog gratuito, simultaneamente, para adquirir mais experiência.

Posted on 27 de maio de 2015 in Você sabia?

Share the Story

About the Author

Back to Top